ACERVO

Explore o acervo MEA

Acervo MEA
Um patrimônio único

FEITO DE
MEMÓRIA,
ARTE E
TECNOLOGIA

O acervo do MEA – Memorial da Evolução Agrícola reúne mais de XX obras que conectam passado, presente e futuro da agricultura, valorizando a trajetória do setor agrícola por meio da arte, da tecnologia e de experiências imersivas. Composto por peças e instalações artísticas, digitais e históricas, ele dá vida à exposição de longa duração, além das exposições itinerantes e temporárias que também abordam outras temáticas.  

Inclui obras e projetos assinados por artistas renomados, além de doações recebidas de outros importantes museus. Em conjunto, a coleção mostra como a agricultura evoluiu e influenciou a sociedade ao longo do tempo. Nesta seção, você poderá explorar os detalhes de cada obra e conhecer as histórias que tornam este acervo um patrimônio cultural único.

Ver informações da imagem
OBRA DESTAQUE
Subtítulo

O futuro é ancestral

Ao longo de 30 dias, o artista urbano Café (Curitiba, PR) transformou a lateral do prédio Fabril, no complexo MEA, em uma gigantesca obra de arte: um mural em graffiti com 350 m² intitulado “O futuro é ancestral”. Inaugurada em 14 de dezembro de 2024, durante as comemorações de 1 ano do MEA, a pintura é um marco artístico para a região e para o Estado.

Ver informações da imagem
Prédio Fabril MEA
Em 30 dias, o artista urbano Cleverson Paes Pacheco "Café" (Curitiba, PR) transformou a lateral do prédio Fabril em um vibrante mural de 350m². A obra, realizada em graffiti, foi inaugurada na celebração de 1 ano do MEA e retrata a diversidade cultural, a conexão com a natureza e o futuro da sustentabilidade. A pintura mural celebra o poder da arte urbana como expressão de identidade e transformação social.
8 x 50 m
Prédio Fabril MEA
Graffiti
Café (Cleverson Paes Pacheco)
MOSTRANDO 0 / 0 OBRAS
O batedor de arroz, construído em madeira, era utilizado no processo de debulha dos grãos, realizada de forma braçal. Após a colheita, os feixes eram colados sobre a superfície inclinada e batidos com mangual. Essa prática exigia ritmo, força e paciência. Símbolo do trabalho coletivo nas comunidades rurais, guarda a memória dos mutirões e de partilha, onde o alimento era fruto do esforço de todos.
Madeira talhada
Agricultura tradicional
Batedor de arroz
Famílias e instituições
130 x 108 x 68 cm
No items found.
Usado para debulhar grãos, o mangual ou manguá, consistia em dois bastões de madeira articulados por uma correia, utilizado com força e ritmo sobre os feixes soja, feijão, arroz, entre outros grãos. Ao bater, quebrava a casca e liberava os grãos. Essa ferramenta foi fundamental no processo de pós colheita até a chegada das máquinas. Além de sua função prática, carrega o simbolismo de um tempo em que o trabalho no campo era coletivo e a colheita se tornava um ritual de partilha e resistência.
Madeira e couro
Agricultura tradicional
Mangual ou Manguá
No items found.
O ventilador de sementes, construído em madeira e movido de forma manual, foi utilizado para limpar e selecionar os grãos, eliminando as sujidades presentes após a colheita. Essa prática aumentava a produtividade e garantia melhor armazenamento. Mais que uma simples máquina rudimentar, ela representava a inteligência prática de um agricultor que, através de recursos simples, aprimorava cada etapa da produção no campo. É um símbolo da transição entre o artesanal e o técnico no campo.
Madeira
Agricultura tradicional
Ventilador de sementes
Famílias e instituições
125,5 cm x 161 cm x 81 cm
No items found.
As peças reunidas neste conjunto narram funções essenciais no ciclo agrícola. A plantadeira representando o início, o fumigado. A proteção das plantas. O batedor e a espumadeira representam a doçura extraída do melado, feito com paciência e calor. O apanhador de frutas completa o ciclo, permitindo colher com cuidado. São ferramentas carregadas de memória e esforço, que mostram como o trabalho no campo sempre foi uma arte de precisão e sensibilidade.
Ferramentais em madeira e aço forjado
Agricultura tradicional
Ferramentais - Conjunto 3
Famílias e instituições
Variadas
No items found.
Este segundo conjunto de ferramentas agrícolas é voltado à colheita, manuseio e à separação dos produtos da terra. Inclui itens como foices e pás de arado, indicando o aperfeiçoamento do saber rural e sua utilização no campo.
Ferramentais em madeira e aço forjado
Agricultura tradicional
Ferramentais - Conjunto 2
Famílias e instituições
Variadas
No items found.
As ferramentas expostas neste conjunto refletem o tempo em que o trabalho rural dependia exclusivamente da força humana e do saber prático. São instrumentos simples, utilizado no preparo do solo e no manejo das plantações. Representam o início da agricultura no Brasil, com algumas delas ainda presentes no dia a dia rural.
Ferramentais em madeira e aço forjado
Agricultura tradicional
Ferramentais - Conjunto 1
Famílias e instituições
Variadas
No items found.
MOSTRANDO 0 / 0 OBRAS
Símbolo da escrita mecânica e da produção textual do século XX, esta máquina de datilografia resgata a memória de uma época em que o toque das teclas dava forma às palavras de forma tangível e direta. Mais que um objeto de época, ela representa o início da automação da escrita — uma semente da mudança que abriu caminho para tecnologias atuais de comunicação e expressão digital.
Produção industrial
Sala de reuniões MEA
A datilografia
Famílias e instituições
Variadas
No items found.
Esta escultura combina tecnologia e simbolismo em uma instalação híbrida. Criada por meio de arte generativa, a peça foi concebida com o auxílio de inteligência artificial e produzida por impressão 3D, resultando em uma forma única que abriga terra e uma espada-de-São-Jorge, planta associada à proteção. Incorporando sensores de LED e placa controladora, a obra interage com o ambiente, propondo um diálogo entre o orgânico, o digital e o sagrado.
Arte generativa e planta in natura
Sala de reuniões MEA
Vegetativo
Joel Grigolo
60 x 15 x 21 cm
No items found.
Frotagem realizada sobre tecido, técnica em que se transfere a textura de superfícies para o suporte por meio do atrito com grafite ou outro pigmento. Nesta composição, os números em destaque sugerem códigos ou marcas urbanas. O uso do tecido como base reforça a ideia de sensibilidade e memória tátil, enquanto os registros visuais evocam a presença do tempo, da cidade e do cotidiano.
Frotagem sobre tecido
Administrativo MEA
Sem título
Leandro Machado
33 x 64,5 cm
No items found.
Composição em tons de azul, feita com técnica de serigrafia sobre um pano de limpeza, material cotidiano ressignificado como suporte artístico.
Serigrafia sobre pano de limpeza
Administrativo MEA
Conjunto Nº 1 - Série Perfexionismos
Amanda Copstein
29,2 x 22,2 cm
No items found.
O quadro, realizado em impressão gráfica, é de autoria de um coletivo artístico de Porto Alegre. Com traços fortes em preto e branco, a peça explora contrastes visuais e narrativas urbanas, refletindo temas como identidade, cotidiano e memória. A estética remete ao design gráfico independente e à arte de rua, valorizando a reprodução como forma de democratização da arte.
Impressão em papel sulfite
Administrativo MEA
Coletivo de Porto Alegre
No items found.
Obra da artista Mitti Mendonça, “Dona de Minhas Terras” é um bordado sobre tecido que retrata, com delicadeza e força, a figura feminina ancestral. A técnica do bordado, ancestral e artesanal, reforça a memória afetiva e coletiva das comunidades, valorizando a arte feita à mão como símbolo de resistência e identidade.
Bordado sobre tecido
Administrativo MEA
Dona de minhas terras
Mitti Mendonça
64 x 50 cm
No items found.
MOSTRANDO 0 / 0 OBRAS
As Pink’s Farms são pioneiras em agricultura vertical no Brasil, utilizando tecnologia de ponta para produzir alimentos de forma eficiente, sustentável e livre de defensivos agrícolas. Em paralelo, o desenvolvimento da carne 3D a partir de proteínas alternativas, como a soja, fungos, algas e insetos, representam uma revolução alimentar. Essas inovações reduzem o impacto ambiental da produção tradicional de carne e oferecem alternativas nutritivas, éticas e acessíveis para alimentar a crescente população mundial.
Reprodução audiovisual
Linha do tempo da agricultura
Pinkfarms e Carne 3D
Straub Design - Digital
Variadas
A Revolução Tecnológica marca uma nova era de transformação social, econômica e produtiva. Impulsionada pela digitalização, pela inteligência artificial e pela conectividade em tempo real, ela redefine processos e acelera a inovação em todos os setores mundiais. No campo, a tecnologia amplia a eficiência e a sustentabilidade, conectando produtores a mercados globais - o elo entre ciência, dados e ação.
Reprodução audiovisual
Linha do tempo da agricultura
A revolução digital
Straub Design - Digital
Monitor 32"
Fundada em 1973, a EMBAPRA se tornou referência em inovação e tecnologia para a agricultura brasileira. Seus avanços em melhoramento genético impulsionaram a produtividade e a adaptação de cultivares às diferentes regiões do país. Entre 17 pesquisadores que atuam no desenvolvimento de novas sementes e tecnologias, 7 são mulheres, mostrando a força feminina na ciência. A dedicação dessa equipe transforma conhecimento em soluções que alimentam o Brasil e o mundo.
Imersão tecnológica
Linha do tempo da agricultura
A EMBRAPA e seus avanços
Straub Design - Digital
Monitores 13" (touch) e 32"
A trajetória da ciência e tecnologia no campo ganhou força com o legado de Gregor Mendel, considerado o pai da genética, cujos estudos abriram caminho para o melhoramento genético de plantas. No Brasil, a criação da Embrapa, em 1973, marcou um novo capítulo nessa evolução. Com pesquisa, inovação e desenvolvimento de cultivares adaptadas, a Embrapa revolucionou a agricultura, aumentando a produtividade e a sustentabilidade.
Reprodução audiovisual
Linha do tempo da agricultura
Ciencia e Tecnologia em movimento
A soja ultrapassou fronteiras agrícolas e tornou-se um ativo estratégico no mercado financeiro brasileiro e mundial. Sua valorização constante transformou o grão em referência nas bolsas de commodities, influenciando políticas econômicas e gerando oportunidades de negócios. Do campo à exportação, a soja abriu portas para investimentos, contratos futuros e geração de divisas, consolidando o Brasil como um dos protagonistas globais na produção e comercialização desse produto essencial.
Vídeo interação
Linha do tempo da agricultura
Mercado moderno e a soja
Straub Design
210 x 90 cm
A agropecuária brasileira é um dos pilares da economia nacional e uma referência mundial em produtividade e inovação. Com extensas áreas cultivadas e expressivo rebanho, o setor evoluiu ao longo das décadas, unindo tradição e tecnologia de ponta. Esta representação ilustra não apenas números, mas a força de um campo que alimenta milhões e movimenta cadeias produtivas dentro e fora do país. Um retrato da capacidade de transformação e sustentabilidade do agronegócio no Brasil.
Ilustração digital
Linha do tempo da agricultura
O tamanho da agropecuária no Brasil
Straub Design - Digital
Monitor 32"

Reservas e agendamentos para grupos

Diversidade e Inclusão

A diversidade e a inclusão são pilares do MEA. Por isso, nossa estrutura é acessível, garantindo que todos os visitantes possam explorar o espaço com autonomia e conforto. Contamos com rampas, elevadores, sinalização em braile, permissão de cão guia e outros recursos que tornam o memorial acolhedor para todas as pessoas.