acervo artístico de

Cleverson Pacheco "Café"

Cleverson Pacheco "Café"
Cleverson Paes Pacheco (Curitiba, PR), mais conhecido como Café, é artista urbano e arte educador. É formado em Teologia pela Faculdade Teológica Betânia e possui Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, antiga Escola de Música e Belas Artes do Paraná, que formou grandes artistas da cena brasileira da Arte Moderna e Contemporânea. Café vem aprimorando seu traço desde 1998, quando teve seu primeiro contato com o graffiti.‍ Possui trabalhos espalhados por Curitiba e fora dela. Já cruzou as fronteiras do Brasil como Argentina, Colômbia, Paraguai, Holanda e Alemanha. A estética étnica afro-brasileira é forte e sempre presente em suas criações.
MOSTRANDO 0 / 0 OBRAS
O nome Rita faz alusão à planta Espada de Santa Bárbara, que também pode ser chamada de Espada de Santa Rita, muito presente no município. A planta de presença marcante representa proteção. Rita, coberta por seu suéter quente, com textura de corações, é envolta pelas plantas e uma folha de bananeira como um abrigo em sua cabeça, representando nosso envolvimento de cuidado mútuo, cuidamos da natureza e ela cuida de nós. A espada, a proteção e o amor. Que nosso olhar ao encontrar com o de Rita, transborde tais sentimentos. A pintura em graffiti foi produzida pelo artista urbano Cleverson Pacheco "Café" (Curitiba, PR), ao vivo durante a abertura da exposição "Diálogos Arte Urbana", no Ateliê Educativo MEA, em 2024.
Graffiti
Ateliê Educativo MEA
Rita Vestida de Amor
Cleverson Pacheco "Café"
1,5 x 1 m
No items found.
Ao longo de 30 dias, o artista urbano Café (Curitiba, PR) transformou a lateral do prédio Fabril, no complexo MEA, em uma gigantesca obra de arte: um mural em graffiti com 350 m² intitulado “O futuro é ancestral”. Inaugurada em 14 de dezembro de 2024, durante as comemorações de 1 ano do MEA, a pintura é um marco artístico para a região e para o Estado.
Graffiti
Prédio Fabril MEA
O futuro é ancestral
Cleverson Pacheco "Café"
8 x 50 m
No items found.