acervo artístico de
Famílias e instituições

Famílias e instituições
As doações de acervo resultam de uma parceria entre famílias e instituições, com o objetivo de preservar e valorizar a memória coletiva. Todo o material recebido está sendo devidamente tratado, cuidado e realizado a pesquisa especializada, e em breve haverá novas atualizações sobre este trabalho.

MOSTRANDO 0 / 0 OBRAS

Símbolo da escrita mecânica e da produção textual do século XX, esta máquina de datilografia resgata a memória de uma época em que o toque das teclas dava forma às palavras de forma tangível e direta. Mais que um objeto de época, ela representa o início da automação da escrita — uma semente da mudança que abriu caminho para tecnologias atuais de comunicação e expressão digital.
Produção industrial
Sala de reuniões MEA
A datilografia
Famílias e instituições
Variadas

.webp)
.webp)
No items found.

Com cabine original dos tratores John Deere da linha R, o simulador proporciona uma experiência interativa e realista, aliando o universo gamer à inovação do campo. Desenvolvido para aproximar o público da operação moderna de máquinas agrícolas, ele simula de forma precisa o controle e desempenho de um trator em atividade. A iniciativa reforça o compromisso com a educação tecnológica e a valorização do produtor rural, conectando tradição, modernidade e emoção.
Produção industrial com tecnologia imersiva
Agricultura contemporânea
Simulador de trator
Famílias e instituições
200 x 170 x 80cm

No items found.

Com uma cabine genuína da colheitadeira John Deere linha S, o simulador proporciona uma experiência imersiva pela agricultura contemporânea. Desenvolvido para demonstrar o alto nível de tecnologia embarcada nas máquinas agrícolas modernas, ele simula com precisão os comandos e o ambiente operacional real. Representa a inovação na agricultura, aproximando o público da realidade do campo e valorizando o papel do produtor rural no desenvolvimento do Brasil.
Produção industrial e tecnologia imersiva
Agricultura contemporânea
Simulador de colheitadeira
Famílias e instituições
1,60 x 1,52 x 1,45 m


.webp)
No items found.

Neste espaço, registros fotográficos da construção e crescimento de Horizontina (RS) desde a década de 30 retratam momentos marcantes daquele período. As máquinas de costura mostram a construção de uma nova vida, com inúmeras possibilidades. Os ferros de passar à brasa, utilizados por alfaiates, costureiras, lavadeiras e donas de casa, eram imprescindíveis para causar uma boa impressão ao vestir-se com vestes bem passadas. A escrita, de forma datilografa e o rádio antigo, nos remetem a uma era nostálgica das comunicações.
Fotografias e itens históricos.
Território e povos
Território e profissões
Famílias e instituições
Variadas

.webp)
.webp)
.webp)
No items found.

Neste espaço, a trajetória da agricultura desde o arado manual até as modernas plantadeiras e o plantio direto protagonizam. O caminho da tração animal à mecanização reflete não só avanços tecnológicos, mas também a superação do trabalho no campo. As máquinas expostas representam a transformação do solo de forma sustentável, preservando sua fertilidade. É uma homenagem a inteligência humana que, aliada a força da terra, constrói um futuro mais eficiente e resiliente par a produção agrícola.
Madeira, ferro e plástico
Do arado ao plantio direto
A evolução do arado
Famílias e instituições
9 x 5 m

No items found.
.webp)
Peças do cotidiano de umas das primeiras famílias a atuar no ramo da industrial têxtil em Horizontina, RS, ganham nova vida ao integrar o Programa Mãos e Fios. Doadas pela família Haacke, estes itens não representam só o tempo e o uso, mas carregam histórias de muitas vestimentas que aqueceram e cobriram inúmeras famílias horizontinenses e da região.
Metal e plástico
Agricultura tradicional - Mãos e Fios
Tesouras e equipamentos têxteis
Famílias e instituições
Variadas


.webp)
No items found.

Um modelo leve, produzido com chapa de aço galvanizado e embocador automático, a SLC 200, produzida por volta de 1969, revolucionou as trilhadeiras já existentes no cenário agrícola mecanizado. Seu embocador automático facilitava o recolhimento dos materiais a serem trilhados, otimizando tempo e trazendo mais segurança no manuseio. Essa máquina é lembrada com carinho por agricultores que viram nela a esperança de um trabalho mais digno e produtivo.
Madeira e aço galvanizado
Agricultura tradicional
Trilhadeira SLC 200
Famílias e instituições
2 x 6,83 m

No items found.

As serras foram essenciais durante o desbravamento das matas com o intuito de dar inicio às comunidades que nasciam. Em contrapartida, o macaco de carregar toras realiza o ato de erguer estes elementos para facilitar o transporte, o corte e a destinação. Cada dente da serra e cada engrenagem do macaco revelam a história de suor e cooperação, onde o ritmo do corte seguia o compasso do trabalho em dupla. São símbolos em que o esforço físico era aliado a técnicas.
Madeira, ferro fundido e aço
Agricultura tradicional
Serras e macaco de carregar torras
Famílias e instituições
Variadas

No items found.

O fumigador, composto de aço, madeira e couro, era utilizado na agricultura para a aplicação de fumaça em colmeias para a extração de mel. Seu mecanismo simples permitia que o ar fosse comprimido manualmente, liberando fumaça de forma controlada. Foi essencial na proteção contra as ferroadas no manejo de abelhas.
Aço, madeira e couro
Agricultura tradicional
Fumigador
Famílias e instituições
47 x 64 x 19 cm

No items found.
Next
1 / 4

.jpg)




