acervo artístico de

Claudete Engler

Claudete Engler
Claudete Engler (Três de Maio/RS) é Mediadora Cultural, Mobilizadora 60+ e Idealizadora do Programa Mãos e Fios no MEA, formada em Técnico de Contabilidade e Acadêmica em Artes Visuais. Atuou por 20 anos na área de treinamento, desde a SLC até a John Deere Brasil. Atualmente integra a equipe Educativo MEA, realizando mediações com grupos e mobilização do público 60+. Em seu espaço do Programa Mãos e Fios acontecem projetos como oficinas de confecção de peças na técnica de crochê e tricô, que posteriormente serão doadas, oficinas itinerantes no território regional e oficinas no MEA. Claudete considera que o resgate da memória e a solidariedade em conjunto são essenciais para manter vivo os saberes ancestrais, tradicionais e bem ao próximo.
MOSTRANDO 0 / 0 OBRAS
Uma simples colcha de crochê marcou o início do programa Mãos e Fios. Feita com cuidado e dedicação, cada ponto representava mais do que técnica — trazia consigo histórias, afetos e memórias. A união dos fios simbolizava a conexão entre gerações, saberes e sentimentos entrelaçados. Foi esse gesto delicado, porém poderoso, que inspirou a valorização do fazer manual como linguagem e expressão cultural, dando origem a um espaço de encontro, partilha e criação coletiva.
Crochê
Espaço Mãos e Fios
Coletivo Mãos e Fios
Claudete Engler
1 x 1 m
No items found.
A obra retrata, por meio da delicadeza do bordado, a união entre diferentes etnias e a valorização das diversidades culturais. As mãos entrelaçadas simbolizam os laços afetivos herdados da ancestralidade, representando conexões profundas que resistem ao tempo. A técnica manual reforça a ideia de cuidado, pertencimento e memória coletiva, evocando a força da união e do respeito entre os povos.
Bordado a mão livre em tecido
Agricultura tradicional
Mãos com Mãos
Claudete Engler
40 x 40 x 10 cm
No items found.