acervo artístico de
Famílias e instituições

Famílias e instituições
As doações de acervo resultam de uma parceria entre famílias e instituições, com o objetivo de preservar e valorizar a memória coletiva. Todo o material recebido está sendo devidamente tratado, cuidado e realizado a pesquisa especializada, e em breve haverá novas atualizações sobre este trabalho.

MOSTRANDO 0 / 0 OBRAS
A.webp)
Esta colcha produzida a partir dos tradicionais “quadradinhos da vovó”, representam o afeto coletivo que costura o Brasil de ponta a ponta. Feita com a colaboração de mãos de diferentes regiões do país, ela é símbolo do Programa Mãos e Fios, onde cada quadrado carrega uma história, um gesto e uma intenção de cuidado. De forma simples, mas repleta de sentimentos, a colcha carrega e une memórias, solidariedade, força silenciosa e resgate da técnica ancestral e manual do crochê.
Crochê
Agricultura Tradicional - Mãos e Fios
Coletivo Mãos Amigas
Famílias e instituições
74 cm x 175 cm
.webp)
.webp)

No items found.

Em 1947 a SLC introduz no mercado agrícola a "SLC 100", a primeira trilhadeira produzida em Horizontina, RS, em parceria com as familias sócias da marca, Schneider, Logemann e Ulmann. A "SLC 100" era movida por correias ligadas a um motor estacionário. Acoplada a bois, cavalos e tratores para seu deslocamento até a lavoura, a trilhadeira impulsionou o cultivo de diversos grãos e cereais na região. O sucesso levou à expansão da linha de produtos e a liderança da SLC no mercado agrícola brasileira.
Madeira e aço forjado
Agricultura tradicional
SLC 100 - Primeira Trilhadeira SLC
Famílias e instituições
2 m x 6,83 m

No items found.

O teodolito, pertencente ao Dr. Jorge Logemann, foi um dos primeiros aliados técnicos na construção do município de Horizontina, RS. Utilizado para levantamentos topográficos, guiou a demarcação das terras e a definição da área de construção das primeiras propriedades, incentivando o crescimento populacional de Horizontina, na época Colônia Belo Horizonte.
Madeira e aço
Território e povos
Território riograndense
Famílias e instituições
Tripé: 123,5 cm / Teodolito: 80 cm

.webp)
No items found.
a.webp)
O conjunto deste espaço, retratado entre objetos e fotos, frutos que germinaram da agricultura, mostram algumas das diversas profissões que surgiram ao longo do tempo com a agricultura. Além dos agricultores, o complemento de professores para o ensino, de bolicheiros, para complementar o sustento dos lares, os médicos, para o cuidado e os músicos para a diversão... Entre essas e outras, todas as profissões foram essenciais para o crescimento e desenvolvimento social a partir da agricultura.
Fotografia e objetos históricos
Território e povos
Profissões imigratórias
Famílias e instituições
Variadas
.webp)
.webp)


No items found.

O antigo relógio ponto da SLC é um símbolo de compromisso e disciplina. O equipamento, de registro manual, marcava a entrada e saída dos funcionários, organizando as jornadas e os turnos. Não só para estes registros, ela representa o avanço e crescimento do trabalho industrial e o respeito ao tempo coletivo. Cada batida do carimbo ecoa o trabalho de homens e mulheres que, com empenho e dedicação diária, ajudaram a construir a história da empresa.
Produção industrial
Oficina SLC
Relógio Ponto de Parede
Famílias e instituições
40 cm x 54 cm x 40 cm

No items found.
A.webp)
A mercenaria, de forma simples, mas funcional, foi o que firmou o início da parceria entre as famílias Schneider e Logemann, fundadoras da SLC. Peças moldadas a mão e cabos em madeira relatam os saberes e o fazer manual. A Oficina SLC se tornou o coração da empresa, ligando o conhecimento e a forma artesanal de produzir, impulsionando o surgimento fabril a nível industrial e tornando destaque no mercado agrícola regional.
Peças forjadas e madeira talhada
Oficina SLC
Marcenaria
Famílias e instituições
Variadas
.webp)
B.webp)
.webp)
.webp)
.webp)

.webp)
No items found.

A ferraria foi uma das principais partes da Oficina SLC, em um formato simples, mas extremamente funcional. Nascida da união entre o conhecimento artesanal e a necessidade das iniciativas das famílias, Schneider, Logemann e Ulmann, a ferraria atendia incialmente a consertos de peças agrícolas. Posteriormente, com a chegada da marcenaria, tornou-se uma oficina e anos depois, iniciava a produção de sua primeira trilhadeira, que marcou o inicio da mecanização agrícola no Noroeste gaúcho e tornava a SLC uma marca de reconhecimento no mercado agrícola.
Madeira talhada e máquinas manuais
Oficina SLC
Ferraria
Famílias e instituições
Variadas

.webp)
No items found.

A máquina Nº4 Big da John Deere, fabricada no Brasil, conhecida como cortador, aliou a praticidade e durabilidade em um produto. Produzido com engrenagens especiais e materiais resistentes, apresenta alavanca e pedal dedicados ao transporte e ajuste da lâmina. O implemento similar a um par de tesouras, com lâminas em formato “V”, facilitava o corte terrenos irregulares. Disponível em dois tamanhos, com acessórios, representou a versatilidade que impulsionou a mecanização de pequenas tarefas rurais.
Produção industrial
Máquinas na história
Nº 4 Big John Deere
Famílias e instituições
3 m x 1,20 m / 250 kg

No items found.

Fabricado no ano de 1949 em Dubuque, Lowa – EUA, o trator John Deere MC, derivado do modelo “M” da John Deere, foi o primeiro trator com esteira que a marca produziu. Equipado com motor “Johnny Popper” a gasolina, peças de fácil troca e sistema "Touch-O-Matic", mostrou eficiência em diversos tipos de solo. No Brasil, o equipamento desempenhou papel importante na expansão agrícola, consolidando a marca como líder em inovação desempenho.
Produção industrial
Máquinas na história
Trator Esteira John Deere MC
Famílias e instituições
1,50 m x 2,50 m x 1,60 m / 1.700 kg

No items found.

.jpg)




