acervo artístico de
Famílias e instituições

Famílias e instituições
As doações de acervo resultam de uma parceria entre famílias e instituições, com o objetivo de preservar e valorizar a memória coletiva. Todo o material recebido está sendo devidamente tratado, cuidado e realizado a pesquisa especializada, e em breve haverá novas atualizações sobre este trabalho.

MOSTRANDO 0 / 0 OBRAS

Símbolo de adaptação e eficiência no cultivo agrícola do século XX, em 1939, o trator John Deere H foi produzido e redefiniu a agricultura brasileira. Projetado para fazendas menores, suas dimensões compactas, motor a querosene e peso moderado, proporcionou versatilidade na cultura em linha. Encerrando a produção em 1947, deixou um legado de 58.584 unidades fabricadas. Além do modelo H, variáveis do modelo como HN e HWH pertencem a este número.
Produção industrial
Máquinas na história
John Deere Modelo H
Famílias e instituições
1,70 m x 3 m x 1,65 m / 1.500 kg

No items found.

O trator John Deere Modelo B, lançado em 1935 pela indústria norte americana, foi um ícone na agricultura até 1952. Oferecendo potência e tração traseira, sua versatilidade atendia às demandas agrícolas no cultivo em linhas, e ao longo do tempo evoluiu para outros modelos produzidos na América do Sul. Este legado de quase duas décadas simbolizou a constante inovação no campo e na mecanização agrícola mundial.
Produção industrial
Máquinas na história
John Deere Modelo B
Famílias e instituições
1,78 m x 3,18 m x 1,68 m / 1.700kg

No items found.

O Waterloo Boy John Deere, de 1918, marcou o começo da mecanização agrícola americana. Equipado com o motor “Johnny Popper”, movido a querosene, foi essencial para substituir o trabalho animal, elevando a produtividade rural. A aquisição da fábrica de Waterloo em Lowa, fortaleceu a John Deere como gigante do setor nos Estados Unidos. Entre 1918 e 1923, várias versões surgiram, preparando o caminho para o Modelo D da John Deere.
Produção industrial
Máquinas na história
Waterloo Boy John Deere - Modelo N
Famílias e instituições
1,78 m x 3,35 m x 1,82 m / 2.800 kg

No items found.

Fabricado em 1996, em Horizontina (RS), o Trator SLC/John Deere 6300 foi o primeiro inteiramente nacional produzido através da união entre SLC e John Deere. Na época, a John Deere já detinha 40% das ações da SLC, e anos depois, em 1999, viria a adquirir sua a totalidade. Presente na exposição, este não apenas é um exemplar da primeira máquina, mas de fato o primeiro produzido, com chassi 001 que rodou apenas na fábrica e em campo para teste. O 6300 simboliza mais um passo da forte união entre as duas empresas na mecanização agrícola brasileira.
Produção industrial
Máquinas na história
6300 - 1º Trator Nacional John Deere
Famílias e instituições
2,7 m x 4 m x 2,10 m / 3.700 kg

No items found.

A imagem, capturada entre as décadas de 1970 e 1980, mostram parte do centro urbano de Horizontina (RS), onde já se destacava a atuação da SLC – Schneider, Logemann & Cia fundada em 1945, resultado da parceria entre as famílias Schneider, Logemann e Ulmann - um marco fundamental para o avanço da mecanização agrícola no Brasil. Com base no conhecimento técnico e espírito inovador de seus fundadores, a SLC criou as condições que, anos mais tarde, permitiriam a chegada da John Deere ao país, consolidando Horizontina como um polo nacional de tecnologia agroindustrial e mecânico agrícola.
Fotografia
Administrativo MEA
Fábrica I
Famílias e instituições
145 cm x 250 cm x 5 cm

No items found.

A imagem retrata a unidade da John Deere no Distrito Industrial I de Horizontina, no Noroeste do Rio Grande do Sul, durante a década de 1990. Essa implantação marcou um novo ciclo de desenvolvimento econômico e tecnológico para a região, consolidando Horizontina como um importante polo da indústria de máquinas agrícolas no Brasil. A presença da John Deere impulsionou a geração de empregos, inovação e integração com o setor agroindustrial, fortalecendo ainda mais a identidade local ligada à mecanização agrícola, iniciada através da SLC & Companhia Ltda.
Fotografia
Administrativo MEA
Fábrica II
Famílias e instituições
100 cm x 231 cm x 6,5 cm

No items found.

O algodoeiro, com suas fibras naturais, é uma planta de grande relevância econômica e cultural. Além de ser uma planta versátil, o algodão é valorizado por ser uma fibra 100% natural, respirável e biodegradável, tornando-se essencial para a moda, o artesanato e sustentabilidade. Sua fibra, o algodão, é matéria prima da indústria têxtil, usada para a confecção de linhas, tecidos e uma variedade de produtos que utilizamos em nosso cotidiano.
Planta in natura
Mãos e Fios - Agricultura tradicional
Algodoeiro
Famílias e instituições
94 cm x 21 cm

No items found.
.webp)
Em 1965, a SLC, de Horizontina (RS), lançou a primeira colheitadeira automotriz produzida no Brasil, inspirada no modelo 55 da John Deere. Um marco histórico para a indústria agrícola nacional, provou sua excelência ao colher três vezes mais que as importadas, impulsionando a empresa norte americana e buscar novos horizontes um outro hemisferio. O exemplar Nº 1, exposto no MEA, simboliza a ousadia técnica do Noroeste gaúcho e desperta orgulho por representar a autonomia, o pioneirismo e a força de um povo que acreditou na sua própria capacidade de inovar.
Produção industrial
Mecanização
Colheitadeira SLC 65-A
Famílias e instituições
7 x 3,6 x 3,5 m - 6.000 kg
B.webp)
.webp)
.webp)
.webp)
.webp)
.webp)
No items found.
Previous
4 / 4

.jpg)




