No dia 6 de novembro, o gramado do MEA - Memorial da Evolução Agrícola, em Horizontina (RS), se transformou em um verdadeiro cinema a céu aberto. A sessão especial da Mostra de Cinema das Missões reuniu cerca de 150 pessoas em uma noite agradável, estrelada e cheia de emoção.
Com entrada gratuita e classificação livre, a exibição fez parte da programação de lançamento da Mostra, apresentada pelo Ministério da Cultura e patrocinada pela John Deere. Foram exibidos cinco curtas-metragens de diferentes países da América Latina: La Encomienda (Colômbia), A Lenda dos Cavaleiros da Água, A Menina e o Pote, Notícias da Lua e Trecho Seis (Brasil). Os temas das produções transitaram entre o real e o imaginário, o sertão e as paisagens gaúchas.
Para Darius Pippi, diretor criativo da Mostra, a parceria com o MEA foi especialmente simbólica: “Foi uma grande felicidade essa parceria entre o MEA e a Mostra de Cinema das Missões. São duas iniciativas que têm propósitos muito parecidos: democratizar a cultura e facilitar o acesso das pessoas à arte”.
Oficina de produção audiovisual para jovens
A sessão no MEA marcou também o encerramento do CineMissões.lab, oficina de experimentação audiovisual gratuita que ocorreu de 4 a 6 de novembro, com 32 jovens do SENAI Horizontina. Durante três dias de imersão, os participantes exploraram a linguagem do cinema por meio de exercícios práticos, exibições e processos criativos, refletindo sobre o cinema como meio de expressão e correspondência.
“A temática da oficina era o cinema como uma carta, o cinema como correspondência. Não apenas como profissão, mas como meio de expressão pessoal. Foi muito bonito ver os alunos se engajando, se reconhecendo nas histórias que queriam contar”, conta Darius.
















.jpg)




