De 6 a 10 de agosto, o MEA - Memorial da Evolução Agrícola marcou presença na 35ª edição do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, em Santa Rosa (RS), levando ao público uma proposta única: celebrar o protagonismo da juventude rural por meio da comunicação e da tecnologia.
O estande Experiência MEA apresentou os resultados de uma série de oficinas de fotografia, vídeo e redes sociais realizadas com estudantes da Casa Familiar Rural – Filhos da Terra, de Campina das Missões. A escola de Ensino Médio com qualificação em agricultura familiar possui 85 alunos de diversos municípios da região Noroeste. Desde o primeiro ano, os estudantes constroem um projeto profissional de vida voltado para a melhoria da propriedade rural de suas famílias.
Foram quatro encontros formativos com os oficineiros Otávio Vicari (Vicari Design), Luís Takaki (Takaki Fotos), Ana Sturm e Jorge Salles (OWL Videoprodutora). As oficinas, oferecidas gratuitamente pelo MEA, capacitaram os jovens a criar conteúdos digitais sobre suas vivências rurais, com técnica, criatividade e visão estratégica. “Eles aprenderam sobre roteiro, edição, algoritmo, criação de pautas e gestão de perfis. A ideia era mostrar que eles podem ser criadores de conteúdo e não apenas usuários passivos”, explica Otávio Vicari.

O resultado dessa imersão se materializou em quatro perfis digitais que puderam ser explorados na feira em tablets interativos: Agro Tendel, Tudo Rural, Dia a Dia do Leite e Raízes do Leite. O espaço também contou com uma exposição fotográfica dirigida por Takaki e uma sala escura instalada em container para exibição dos vídeos produzidos com a OWL Audiovisual. Além disso, os visitantes puderam fazer um passeio imersivo utilizando óculos de realidade virtual para conhecer a sede do Memorial, localizado em Horizontina (RS), e aproveitar um lounge de convivência para o público da feira.
A diretora do MEA, Karina Muniz Viana, reforça o propósito da ação: "Destacamos o importante protagonismo da juventude rural. Fortalecer a conexão entre jovens, cultura e território é fundamental para o desenvolvimento sustentável do campo. O Experiência MEA reafirma nosso compromisso em promover essa integração e valorizar nossas raízes".
A participação do MEA no Hortigranjeiros evidenciou a força da nova geração do campo e a importância de criar espaços onde os jovens possam expressar suas ideias e projetos. Dessa forma, o Memorial reafirma sua missão de seguir desenvolvendo iniciativas junto às escolas do campo, ampliando o acesso à cultura e à tecnologia e fortalecendo o papel da juventude rural como protagonista da transformação no meio agrícola.
