Programa Prosas com a Escola conecta museu e educação pública, promovendo aprendizagem prática e protagonismo estudantil no Noroeste gaúcho.
O MEA – Memorial da Evolução Agrícola, em Horizontina, está com inscrições abertas para o Edital 01/2026 – Prosas com a Escola, iniciativa que convida escolas públicas e filantrópicas da Educação Básica do Noroeste do Rio Grande do Sul a transformarem projetos pedagógicos em exposições no museu.
A proposta é selecionar projetos inéditos ou já desenvolvidos pelas escolas que dialoguem com arte, educação, cultura e questões socioambientais, alinhados às Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCNEB) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As inscrições seguem abertas até 25 de março de 2026, pelo link https://www.mea.org.br/blog/edital-mea-01-2026.
Em 2025, o Prosas com a Escola envolveu cinco escolas públicas do Noroeste gaúcho, com a realização de 47 atividades educativas e a participação de cerca de mil alunos e professores. Os projetos partiram de iniciativas já existentes nas escolas e foram ampliados com oficinas, vivências culturais e exposições no MEA.
Segundo a coordenadora do Social, Educativo e Socioambiental do MEA, Carla Borba, o programa é construído de forma colaborativa. “A partir do que a escola já desenvolve, o MEA propõe ações que ampliam o projeto, sempre com foco em atividades práticas e no protagonismo dos estudantes”, explica.
Um dos destaques de 2025 foi o projeto “Tornando a nossa Bela mais Bela”, da EMEF Bela União, de Horizontina. A iniciativa incentivou alunos e alunas a registrar o bairro por meio da fotografia, refletindo sobre identidade, cuidado com os espaços públicos e pertencimento. O trabalho resultou em uma exposição no MEA, aberta com uma performance teatral dos próprios estudantes.

Para a diretora da escola em 2025, Angélica Vanessa Balsan, a parceria contribuiu para ampliar o engajamento dos alunos. Segundo ela, após o projeto, os estudantes se mostraram mais participativos, interessados e conscientes do seu papel na comunidade.
Com a nova edição do edital, o MEA reforça o papel dos museus como aliados da educação pública e convida escolas da região a ocuparem o espaço cultural com suas produções.
SOBRE O MEA
Todas as atividades do MEA são gratuitas e de classificação livre.
Estacionamento para visitantes. Não fecha ao meio dia.
Prédio do Memorial: de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h (entrada na exposição até às 16h30).
Área externa do MEA: de terça a domingo e feriados, das 8h às 22h.
O MEA - Memorial da Evolução Agrícola é uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Instituto John Deere, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), e tem como patrocinador master a John Deere Brasil.
Ocupa uma área de 64 mil m2 em Horizontina, no Rio Grande do Sul, proporcionando atividades de arte, cultura, educação, meio ambiente, esporte e lazer. De forma tecnológica e imersiva, o MEA conta a história da agricultura brasileira com o objetivo de provocar, trocar e produzir conhecimento em prol da sociedade e da diversidade cultural e ambiental. Todas suas atividades culturais, educativas e de bem-estar são oferecidas gratuitamente e de classificação livre. Conta com amplo estacionamento gratuito para os visitantes.
Além do espaço da exposição de longa duração e das oficinas culturais e das sala multiuso, o complexo tem quadras esportivas, academia a céu aberto, parquinhos para crianças de até 12 anos, amplo espaço para práticas ao ar livre, John Deere Store e a unidade Senai Horizontina (RS).




















